Cátedra Lucasiana encerrou o primeiro ano de trabalho discutindo o tema “Sequelas”

O primeiro módulo da Cátedra Lucasiana – Arte e Ciência da Faculdade Ciências Médicas, criada em 2018, foi divido em quatro encontros. O primeiro foi sobre caráter, ética moral, leis e conduta, o segundo discutiu morte e o terceiro suicídio. Na terça-feira, dia 27 de novembro, a Cátedra promoveu o último encontro do ano e trouxe como tema “Respostas a Sequelas na área da saúde”.

A frente da Cátedra está o doutor professor Geraldo Magela que na oportunidade lançou o livro “CÂNCER NO RETO: MEU PACIENTE E EU“.

Mas afinal, o que é a Cátedra Lucasiana – Arte e Ciência?

A Cátedra Lucasiana – Arte e Ciência da Faculdade Ciências Médicas foi fundada com base na Cátedra Lucasiana de Matemática da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, criada em 1663. Na época a proposta supra curricular, não vinha atender uma faculdade de Cambridge, mas estar acima de todas elas, com a finalidade de discutir a ciência da matemática.

A Cátedra de Cambridge foi aprovada em 1664, pelo então rei Carlos II e o nome Lucasiana foi uma homenagem ao fundador, Henry Lucas.

Começou aí a história dos catedráticos ou lucasianos, um dos postos mais respeitados do mundo. Em mais de 300 anos o posto vitalício já foi ocupado por 17 professores de ciências matemáticas da Universidade, entre eles Isaac Newton e Stephen Hawking.

Cada catedrático, dentro de seu momento histórico, promoveu eventos para a universidade inteira e convidados, apresentando temas epistémicos, temas estruturais e conjunturais do que acontecia no mundo na época.

Com está mesma proposta, porém em área diferente do conhecimento o neurocirurgião, professor, teatrólogo e doutor Jair Raso, propôs a criação de uma Cátedra Lucasiana para a Faculdade Ciências Médicas. Uma ideia abraçada pelo presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira e colocada em prática em 2018, após aprovação da Congregação da Faculdade e Conselho Deliberativo.

Para assumir a cátedra foi escolhido o doutor Geraldo Magela pela grande capacidade de transitar por várias áreas do conhecimento. Além de doutor na coloproctologia, o professor também atua na psicanálise, nas artes e na cultura, coordenando atualmente o Centro de Memória da Faculdade Ciências Médicas.

A Cátedra Lucasiana da Faculdade Ciências Médicas, diferentemente da Cátedra de Cambridge não tem finalidade nas ciências matemáticas, mas na cultura, com o objetivo de promover esta cultura a partir da ciência, arte, filosofia, literatura e pensadores.