Capacitação Docente prepara professores com novas diretrizes para a sala de aula

O Programa de Capacitação Docente é um encontro que acontece mensalmente e também, uma grande oportunidade para os professores trocarem experiências e aprimorarem ainda mais os seus conhecimentos.

O convidado da vez foi o Dr. Augusto Scalabrini Neto, graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, doutorando pela Universidade de São Paulo e atualmente Coordenador didático da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP,  representante do Brasil no Global Network for Simulation in Healthcare e Consultor da Comisión Nacional de Acreditación en Salud de Chile.

Ele conduziu a palestra “A simulação no ensino da área da saúde”. Tema de extrema relevância, já que as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área de saúde,tem preconizado a formação por competências, ou seja, uma formação que permita ao estudante desenvolver ao longo de seu percurso acadêmico informações, habilidades e atitudes: elementos essenciais em suas práticas como individuo e profissional.

Nessa linha de raciocínio a simulação é uma rica metodologia, porque permite que os estudantes entrem em contato com situações similares às que eles irão encontrar no mercado, mas em um ambiente controlado.

Uma vivência de experiências simuladas junto de feedbacks pontuais dados pelos professores que assistem a simulação, e trabalham para que os alunos façam suas próprias reflexões.

 

 

 

Voltar ao topo