Aluno de Medicina apresenta Projeto de Extensão na Turquia

24/04/2015 – O aluno do curso de Medicina da Faculdade Ciências Médicas, André Lanza, esteve junto com outros estudantes representando as extensões universitárias de todo o Brasil no 64th March Meeting – IFMSA General Assembly. O Projeto de Extensão: Promoção da Saúde em Ocupações Urbanas foi o escolhido para ser exposto durante a Feira de Atividades do encontro, que contou com a apresentação de cerca de 100 trabalhos de todo o mundo.

O evento que aconteceu de 2 a 8 de março, na cidade de Antália na Turquia, foi promovido pela IFMSA – Internacional Federation of Medical Students, fundada em 1951 e uma das maiores e mais antigas organizações estudantis independentes do mundo, representando associações de estudantes de medicina a nível internacional.

O trabalho apresentado teve inicio em 2013 a partir da iniciativa de alunos das áreas da saúde e ligas acadêmicas de saúde coletiva da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. O resultado gerou uma percepção de que saúde e doença são um binômio determinado socialmente, tornando as populações de ocupações urbanas alvos vulneráveis por conviverem diariamente com a falta de saneamento básico, energia elétrica e dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Antes de ser inscrito pela DENEM e aprovado pela delegação do Brasil na 64ª MM para estar neste evento, o projeto também recebeu Menção Honrosa de Melhor Trabalho de Extensão durante o 44º Encontro Nacional de Estudantes de Medicina. Parabenizamos especialmente ao André e a todos os envolvidos em uma iniciativa que se torna parte da nossa instituição e exemplo para milhares de futuros profissionais da área da saúde.

Voltar ao topo