Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais – FCM-MG desenvolve ações e projetos com o intuito de cooperar para a melhoria da qualidade de vida da população. Sua postura decorre do reconhecimento da importância do papel das instituições de ensino no processo da formação humana e nas transformações sociais.

Além da responsabilidade e do compromisso com o ensino superior de qualidade, a FCM-MG adota o princípio de contribuir para amenizar os problemas sociais. Vários projetos são desenvolvidos com foco na promoção da saúde e do bem-estar social, voltados principalmente para a população de baixa renda. As ações e projetos sociais têm a participação de professores, alunos e demais funcionários da Instituição.

São realizadas campanhas internas, regulares, com doações de alimentos, fraldas, roupas, móveis, equipamentos, sangue e cadastro em hemocentros para doação de medula óssea. Além disso, a Instituição realiza a coleta seletiva e contribui para o não desperdício de energia, água e papel, utilizando de sistemas que possibilitam o uso consciente.

Para efetivar esse compromisso com o ensino e com a comunidade, a FCM-MG oferece gratuitamente atendimento médico nas quatro áreas básicas (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia), psicológico e fisioterapêutico no Ambulatório Ciências Médicas – MG. Além disso, são realizados atendimentos no hospital-escola próprio, Hospital Universitário Ciências Médicas-MG, em diversas especialidades, exclusivamente, a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

Com o intuito de ampliar o acesso das comunidades rurais ao sistema público de saúde, a FCM-MG, realiza em parceria com secretarias municipais de saúde, atendimento gratuito às populações de cidades e municípios vizinhos, por meio do Internato de Saúde Coletiva e mutirões realizados pelas Ligas Acadêmicas da Faculdade.

Voltar ao topo