Institutos Ciências Médicas

Institutos Ciências Médicas

Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Clique aqui para conhecer a Faculdade.

Pós-Graduação Ciências Médicas de Minas Gerais

A Pós-Graduação Ciências Médicas de Minas Gerais (PGCM-MG) é vinculada academicamente à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) e mantida pela Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), que tem como função a oferta de cursos de pós-graduação Stricto sensu e Lato sensu.

O objetivo da PGCM-MG é formar especialistas com conhecimento científico e competência na área de atuação, exercendo seu trabalho de forma ética e responsável.

Os cursos desenvolvidos pela PGCM-MG estão em consonância com os cursos ofertados na graduação, possibilitando que o aluno possa dar continuidade a sua vida acadêmica e ampliar seus conhecimentos.

Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais

O Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais (ACM-MG) é o Ambulatório próprio da Faculdade, sendo que suas instalações se situam no prédio sede da IES, atendendo a população de Belo Horizonte referenciada pela rede de serviços municipal, funcionando, assim, em plena integração com o Sistema Único de Saúde local.

A estruturação do ACM-MG busca considerar as mudanças no setor de saúde, onde a atenção básica ganha relevância na estruturação das redes de atenção. Dispondo de mecanismos de referência e contrarreferência, o Ambulatório como cenário de formação permite:

  • a articulação entre teoria e prática;
  • o equilíbrio entre as ações preventivas e curativas;
  • a diversificação dos cenários de prática;
  • a flexibilização do currículo,
  • a interdisciplinaridade.

Para o alcance desses objetivos o Ambulatório, quer seja pela riqueza de demandas de saúde da população atendida, quer seja pelo exercício da interdisciplinaridade, favorece a construção de competências cognitivas, atitudinais e procedimentais nas dimensões de gestão, assistência e educação em saúde.

Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais

O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), originariamente um hospital público nomeado Hospital Universitário São José, foi assumido pela FELUMA como um referencial para que a Faculdade tivesse à sua disposição um hospital voltado para a formação dos estudantes. Isso significa uma garantia de estágios, uma garantia de extensão acadêmica, uma garantia de residência, enfim, assegurar a melhor formação possível dos formandos da Faculdade.

A incorporação do HUCM-MG à Fundação se deu no final da década de 80, mais exatamente, no ano de 1989, fato revelador da ótica visionária da Faculdade em harmonia com a Fundação, de ter um hospital voltado para as atividades acadêmicas, antecipando os projetos materializados legislativamente na Lei nº 9.394/96.

O mesmo constitui-se um cenário de ensino aprendizagem, que incorpora a alternância teoria-prática, de forma qualificada, além de garantir à população uma diversidade de especialidades de atendimento.

Clique aqui para acessar o site do Hospital.

Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais

No ano de 2015 a FELUMA reinaugurou o Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais, localizado na região Leste de Belo Horizonte. O Instituto é referência em tratamento de glaucoma, catarata, estrabismo, córnea, retina, retina cirúrgica, refração e neuro-oftalmologia.

Assim como os demais institutos, o IOCM-MG se coloca como um cenário importante para o processo de ensino e aprendizagem, além de ofertar serviços de relevância à população.

Atendimentos e exames realizados no IOCM-MG:

  • Angiografia
  • Catarata
  • Córnea
  • Curva diária de pressão
  • Estrabismo
  • Fundoscopia diabética
  • Glaucoma
  • Injeção intravítrea
  • Fotocoagulação a laser
  • Lente de contato
  • Mapeamento de retina
  • Retina

Clique aqui e saiba mais sobre o Instituto de Olhos.

Cirurgia Robótica Ciências Médicas de Minas Gerais

Além dos equipamentos administrados pela TI, a Instituição investe na modernização dos espaços de formação por meio da aquisição de tecnologias inovadoras que potencializam o processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva foi inaugurada a Cirurgia Robótica Ciências Médicas-MG, criada para promover o avanço no campo da ciência e tecnologia aplicada à Medicina no estado de Minas Gerais.

A cirurgia robótica é um procedimento em que o médico utiliza um sistema robótico com visualização tridimensional e alta definição, para reproduzir as características de uma cirurgia aberta convencional.

O da Vinci® é primeiro e único sistema cirúrgico robótico em Minas Gerais. Uma ferramenta de máxima precisão que representa o que há de mais inovador no campo da cirurgia minimamente invasiva e da tecnologia aplicada à Medicina.

Com imagens de alta definição e visualização ampliada em até 20 vezes, o sistema robótico permite que o cirurgião trabalhe por meio de um console, com os dedos polegar, indicador e médio introduzidos em um dispositivo que aciona e dirige seus movimentos.

São inúmeras as vantagens para os profissionais, que podem utilizar uma ferramenta de alta precisão, controle de movimentos e manipulação de tecidos delicados, assim como para os pacientes, que contam com uma opção mais ágil, menos invasiva e com menor tempo de recuperação.

Clique aqui e acesse o site da Cirurgia Robótica.

Voltar ao topo