A Faculdade

A Faculdade

Sede atual da FCM-MG

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) surgiu de um grupo de médicos, também professores, livres docentes e assistentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. A motivação subjacente ao projeto para sua fundação era a deficiência de médicos no Brasil, e em especial no estado de Minas Gerais.

Particularmente em Minas Gerais havia mais de três centenas de municípios sem qualquer assistência médica ensejando a reprodução de condições precárias da grande maioria da população mineira. Ainda, a insuficiência de vagas ofertadas pela Universidade Federal em Minas, afastando promissores profissionais do exercício da função médica e, não menos importante, havia a necessidade de proporcionar aos jovens estudantes uma sólida formação moral e ética, fundamental ao exercício das atividades no domínio da saúde.

Realizadas as providências protocolares e jurídicas indispensáveis, no dia 7 de novembro de 1950, por solicitação do primeiro Diretor, Prof. Lucas Monteiro Machado, dirigida ao então Ministro de Educação e Saúde, amparada pelo Decreto nº 421, de 11 de maio de 1938, alterado pelo Decreto de nº 2.076, de 8 de março de 1940, pleiteava que fosse concedida à FCM-MG a licença para funcionar regularmente. Submetida à avaliação de suas condições levada à apreciação da Diretoria do Ensino Superior, o Conselho Nacional de Educação, em sessão datada de 22 de janeiro de 1951, aprovou por unanimidade o parecer do Conselheiro relator, concedendo a licença para o funcionamento da Faculdade. Por fim, o Presidente da República baixou o Decreto-Lei nº 29.242, de 30 de janeiro de 1951, que credenciou a Instituição.

Iniciadas as atividades formativas, em 28 de abril de 1955, por meio do Decreto-Lei nº 37.269, da lavra do Exmo. Presidente da República, o curso de Medicina foi reconhecido e equiparado aos seus congêneres do país.

A FCM-MG tem sua história marcada por forte compromisso com os ideais de seus fundadores e, por essa razão, mantém desde sua fundação o propósito de uma formação de excelência, a preocupação profunda com a ética alicerçada em princípios de racionalidade, reciprocidade dos valores e justiça, novamente reforçados no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

 

1ª Sede da FCM-MG, na Santa Casa de Belo Horizonte – de 1950 a 1964

 

1ª Sede da FCM-MG, na Santa Casa de Belo Horizonte – de 1950 a 1964

 

Fachada antiga da sede atual da FCM-MG, já na Alameda Ezequiel Dias – 1964 a 2014 (antes da reforma)

 

Fachada antiga da sede atual da FCM-MG, já na Alameda Ezequiel Dias – 1964 a 2014 (antes da reforma)

 

Faça um Tour Virtual pela FCM-MG

Clique aqui para acessá-lo.

 

Administração

Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho
Diretor

Prof. Marcelo Miranda e Silva
Vice-Diretor

Prof. Rafael Duarte Silva
Secretário-Geral

Profª. Lilian Machado Torres
Coordenadora do Curso de Enfermagem

Profª. Janaine Cunha Polese
Coordenadora do Curso de Fisioterapia

Profª. Alessandra Duarte Clarizia
Coordenadora do Curso de Medicina

Prof. Bernardo Micherif Carneiro
Coordenador do Curso de Psicologia

Profª. Fernanda Souza da Silva
Coordenadora da Pesquisa e Extensão

 

Linha do Tempo da FCM-MG

Voltar ao topo